terça-feira, 10 de setembro de 2013

Cuidados com seu pet durante uma viagem e como limpar seu carro após ela

Você viajou no fim de semana com o seu animal de estimação e cumpriu todas as regras básicas para transportá-lo no carro. Depois do passeio, porém, é hora de limpar o automóvel por dentro. Por mais que se tome cuidado, não tem jeito: os bancos sempre ficarão sujos de pelos, que acabam se espalhando. 

Além da impressão de desleixo com o carro, a presença de pelos pode fazer mal à saúde. Caso não queira levar o veículo a um lava-rápido, faça o serviço em casa. Não é complicado.

Veja as principais dicas de limpeza e algumas normas essenciais para que o passeio do fim de semana com o fiel amigo ocorra sem incidentes.

Cuidados com o animal na viagem

1 – Evite enjôos

Os animais sofrem alguma ansiedade nas viagens e enjoam com frequência. Se verificar que, por exemplo, o seu cão baba muito, pode ser um sinal de enjôo. Para evitar que isso aconteça, peça para o veterinário um remédio apropriado.

2  – Leve os pertences do animal


Para diminuir o estresse do animal, leve sempre algum objeto com o qual esteja habituado e a manta que ele costumar dormir. Isso tudo faz com que se sinta mais confortável.

3 – Nunca deixe o animal trancado no carro...


... Mesmo que seja por pouco tempo. O calor pode provocar falta de ar.

4 – Proteja tapetes e estofamentos


Você pode encontrar vários artigos para proteger os tapetes e estofados do carro. Esses produtos fazem com que a frequência da limpeza seja reduzida consideravelmente.

5 – Não o deixe por a cabeça para fora


Apesar de ser uma imagem comum, é um risco muito grande para o animal. Além de poder contrair otite – uma inflamação dentro da orelha – ou conjuntivite, ele pode ser atingido por um ramo de árvore ou até outro veículo.

6 – Faça paradas durante o percurso

Em viagens longas, é recomendável parar a cada duas horas. Essa pausa serve para o animal “esticar” as pernas, fazer as necessidades e tomar água.

7 – Cuidado com a gaiola

Caso você prefira (e consiga) transportar seu animal de estimação dentro de uma gaiola e, ainda por cima, no porta-malas, tenha certeza que as bagagens não cobrirão os buracos de respiração. 

Para limpar o carro

1 – Pelos: muitos ou poucos?

Observe a quantidade de pelos acumulados. Se for grande, provavelmente terá de utilizar um aspirador. Se forem poucos, use um rolo de folha adesiva.

2 – Inicie a limpeza


Para limpar uma grande quantidade de pelos, comece usando uma escova de cerda de borracha. À medida que os pelos forem se soltando, utilize o aspirador para recolhê-los.

3 – Escova de plástico

Alguns pelos sempre persistem em ficar grudados na superfície. Para conseguir a limpeza completa, passe uma escova de plástico e o aspirador para ajudar.

4 – Espalhe um desodorante

Alguns animais, como os cães, acabam deixando um cheiro característico no carro. Para eliminar esse odor, borrife um desodorizante depois da limpeza.

5 – Limpeza dos plásticos

Limpe os plásticos que ficam junto das áreas onde você transportou o animal, que pode sujá-las com as patas. Esfregue um pano úmido ou algum produto que possa ser aplicado também no painel do carro.

6 – Forre os bancos


Para proteger o estofado e os plásticos do carro, forre os bancos ou coloque uma manta específica que envolva todo o banco e piso do porta-malas.

Fonte: Carro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário