REPORTAGENS

Pesquisa mostra que resposta de idoso no trânsito é 40% mais lenta

Motoristas com mais de 60 anos demoram para frear, mas são mais cautelosos ao volante



Condutores que já passaram dos 60 anos têm respostas 40% mais lentas ao volante que motoristas com até 50 anos de idade. A informação vem de uma pesquisa que está sendo elaborada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na capital paulista.

O estudo avaliou o comportamento de um grupo de 45 idosos por meio de um simulador de direção. O experimento mostrou que os mais velhos levam, a partir da identificação da placa “pare”, 1,34 segundo para frear completamente o carro. Entre os jovens, esse processo dura em média 0,96 segundo.

Apesar do resultado desfavorável, a avaliação identificou que apenas 3% dos voluntários foram multados ou se envolveram em acidentes no último ano. “Apesar de responder um pouco mais devagar, os idosos são mais cautelosos e contam com bastante experiência”, explica Angélica Castilho, pesquisadora do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC. Dentro do grupo, os homens possuem oito anos de experiência a mais que as mulheres. Eles dirigem, em média, há 48,5 anos, enquanto elas são habilitadas há 40,6 anos.

Situações de risco 
Dentro do grupo, 30% dos entrevistados afirmaram evitar dirigir em condições adversas, como em ocasiões de baixa visibilidade ou trajetos muito longos. As mulheres, segundo a pesquisadora, são as que mais dizem evitar ou ter cautela nesse tipo de situação. Para Angélica, a prática é muito bem-vinda. “Dirigir à noite, com chuva ou neblina requer mais atenção. O motorista deve ser sincero em saber se está apto ou não para encarar uma situação dessas”, aconselha. De acordo com Castilho, trafegar em vias rápidas é a condição que mais oferece risco ao idoso.
Deixar o carro na garagem?

A maioria dos idosos consultados não pensa em deixar de dirigir. “Abandonar a direção é muito ruim. Isso causa uma relação grande de dependência”, afirma Angélica Castilho. “O idoso deve ir se adaptando e respeitar suas limitações. Como os idosos em geral dirigem mais devagar, uma dica é trafegar sempre na faixa da direita. A família e a sociedade também têm de ajudar nesse processo. Uma buzinada por impaciência, por exemplo, pode assustar o motorista idoso e aí sim causar um acidente”, fala a médica.

O estudo será concluído até o fim do semestre.

Fonte: Auto Esporte

Acessórios que valem o investimento

Com a tecnologia avançada e preços acessíveis, os gadgets automotivos estão invadindo os carros femininos



Passamos tanto tempo no trânsito que alguns mecanismos eletrônicos, antes vistos como ítens supérfluos, agora são essenciais para o nosso conforto a bordo. Além dos itens mais comuns, como ar-condicionado, direção hidráulica e um bom equipamento de som, alguns apetrechos transformam seu carro em um escritório móvel ou em uma sala de entretenimento. A seguir, confira quais são os principais gadgets que facilitam sua vida ao volante:

PILOTO AUTOMÁTICO

Algumas marcas de carro já permitem a instalação desse dispositivo, que é considerado de última geração. Quando a motorista atinge a velocidade desejada, ela aperta um botão localizado próximo ao volante e aciona o dispositivo. O automóvel permanece em velocidade constante e basta à motorista apenas guiar. Para desativar o piloto automático é só pisar no freio ou na embreagem.

MACACO AUTOMÁTICO

O equipamento levanta o carro sem precisar de nenhum tipo de esforço seu. O kit também conta com uma parafusadeira elétrica, que serve para soltar a roda e depois prendê-la. Tudo bem rapidinho e sem sujeira!

SENSOR DE ESTACIONAMENTO

Alerta a motorista sobre a distância de obstáculos em manobras de ré. Dois sensores são instalados no para-choque traseiro e disparam um alarme sonoro quando houver possibilidade de colisão. Alguns modelos mais modernos contam com uma tela acoplada ao painel, em que aparece a distância entre o carro e o obstáculo.

GPS + TV

Além de encontrar caminhos, traçar rotas e guiar a motorista, alguns aparelhos vêm com TV digital integrada. Mas vale o alerta: só é permitido assistir TV a bordo quando o carro estiver parado.

DVD + CENTRAL MULTIMÍDIA

O aparelho permite que a motorista assista a filmes, receba chamadas telefônicas via bluetooth e escute música (formato CD ou MP3). Mais uma vez não se esqueça do que diz a legislação: a lei só permite a instalação de DVD no painel se o aparelho tiver a função de parar automaticamente quando o carro estiver em movimento.

RECONHECIMENTO DE DIGITAL

O alarme do futuro só liga o motor depois de checar as digitais da motorista. O aparelho permite que a dona do carro registre as digitais dela e de outras pessoas de sua confiança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário