SEGURANÇA

Sem distração ao volante!


No trânsito, nada pode desviar sua atenção das pistas. Descubra quais são as situações de risco mais comuns e proteja-se.
Rádio no volume máximo, crianças brincando no banco de trás, celular tocando… Descubra como esses itens podem comprometer o seu desempenho na hora de dirigir e redobre sua atenção:

Ouvir música
Risco: muito baixo
A música pode ativar o funcionamento do lobo parietal do cérebro, parte responsável pelas noções espaciais. Por se tratar de uma atividade que não requer interação, nossa mente pode simplesmente “desligar-se” da música. Porém, é altamente recomendável escutar um som em viagens longas ou ao dirigir à noite – ele mantém o sistema nervoso sensorial ativado, afastando o sono.

Fumar
Risco: baixo
Para o fumante, levar o cigarro à boca já é um gesto automático. O problema é quando o motorista enfrenta algum tipo de imprevisto. Uma brasa caída dentro do veículo, por exemplo, representa uma situação de perigo, por isso ganha a total atenção do cérebro. Esse breve instante de vacilo aumenta – e muito – o risco de acidentes.

Conversar com o passageiro
Risco: médio
A atividade exige esforço dobrado dos lobos frontais, diminuindo a atenção dispensada ao trânsito e prejudicando o reflexo em situações inesperadas. Porém, ao contrário do que acontece quando falamos ao telefone, o passageiro pode interromper a conversa assim que surgir algum tipo de imprevisto.

Falar ao telefone
Risco: alto
Além de reduzir a mobilidade do motorista, comprometendo sua habilidade, falar ao celular prejudica o processamento das informações visuais, a orientação espacial e o deslocamento. Com a concentração abalada, passamos a reagir mais lentamente, alteramos a velocidade do veículo sem perceber e ignoramos placas de trânsito.

Ver TV ou DVD
Risco: altíssimo
Como as duas atividades exigem concentração e reflexão, o cérebro não é capaz de realizar as duas coisas ao mesmo tempo. A tela do aparelho também oferece riscos, pois oferece estímulos visuais e auditivos que deixam as reações dos motoristas mais lentas.

_________________________

Por que vidros e espelhos embaçam?



Basta os dias de chuva chegarem para o trânsito ficar caótico e você não enxergar nada fora do carro por causa do vidro embaçado. Isso acontece porque o vapor de água que sai junto com nossa respiração condensa no vidro, ou seja, passa do estado gasoso para o líquido.

Com os vidros fechados, pouca circulação de ar, e a gente respirando dentro dele, o ar de dentro do carro fica quente. Já o vidro fica gelado com a temperatura do exterior. Quando a água no formato gasoso encosta nele, volta ao estado líquido, em gotículas de água. É isso que embaça o vidro e dificulta a visibilidade.

Para desembaça-los, as dicas mais comuns são ligar o ar-condicionado para tirar a umidade do ar e fazê-lo esfriar, e ligar o ar quente em direção ao vidro, que faz com as gotas evaporem de novo.

Os espelhos em banheiro também costumam embaçar por este motivo. A água quente do chuveiro libera vapor de água, que volta ao estado líquido em contato com o espelho gelado. Uma alternativa para não deixar o vidro embaçar é passar uma camada bem fina de sabão e esperar secar. O sabão vai desaparecer e o espelho parecerá "normal", mas ao ligar o chuveiro, ele não irá embaçar! 



Isso acontece porque o vapor da água vira líquido, mas não forma gotículas, porque o sabão quebra a tensão superficial da água, "espalhando" as moléculas. Como são as gotas que desviam a luz e prejudicam a visibilidade, é possível enxergar melhor sem elas. 

____________________________________________________________

Motoristas do bem

Governo federal anuncia programa para reduzir acidentes de trânsito. Faça também a sua parte!


Todos os anos, cerca de 40 mil pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito nas estradas e cidades brasileiras. O excesso de confiança e a adoção de atitudes imprudentes fazem com que os jovens (entre 15 e 39 anos) estejam no topo dessa estatística. Com o objetivo de diminuir drasticamente esse número, o governo federal anunciou, em dezembro passado, o Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes. A campanha quer mudar o comportamento dos motoristas e, com isso, reduzir, até 2020, o número de mortes no trânsito pela metade.

Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde apontam que 90% dos acidentes são causados por falha humana. Imprudência, negligência e falta de habilidade são apontados como os principais problemas na pista. Porém, tudo isso poderia ser facilmente evitado se todos os motoristas colocassem em prática as regras de “direção defensiva”. A seguir, confira os principais elementos dessa técnica que, definitivamente, pode salvar muitas vidas:

1. Esteja em dia com as leis de trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro não serve apenas para aplicar multas. Nele, estão compilados os direitos e deveres de condutores e pedestres, cujo principal objetivo é fazer o trânsito mais seguro para todos.

2. Dirija com atenção

O ato de guiar depende única e exclusivamente do motorista. Por isso, evite qualquer tipo de distração ou situações que possam colocar sua concentração em risco. Ingerir remédios ou bebida alcoólica, por exemplo, podem comprometer suas decisões diante de uma situação de risco. Falar ao celular enquanto dirige, também.

3. Antecipe-se ao erro dos outros

Todo motorista deve saber o que fazer diante de situações comuns na rotina de trânsito, como um pedestre atravessando fora da faixa de segurança ou alguém mudando de faixa sem dar seta. Além dessas situações imediatas, existem outras formas de previsão, como o abastecimento de combustível e a revisão periódica do carro.

4. Conheça o automóvel

Para ter total controle de um veículo é preciso conhecer seu manuseio. Só assim você terá capacidade de realizar com sucesso manobras básicas do dia a dia e outras mais elaboradas, geralmente relacionadas a situações de risco.

Lembre-se: o trânsito não é um ambiente de competição e os outros motoristas não são seus inimigos!





_____________________________________________


14 dicas para evitar roubos e furtos de carros



Tomar algumas medidas de precaução simples podem ter um grande efeito do que se pensa para inibir a ação de ladrões. Apesar dessas dicas de segurança parecerem óbvias e um pouco batidas, elas costumam ser muito negligenciadas pelos proprietários de carros. E é exatamente nesses vacilos que damos que os criminosos encontram suas maiores brechas. 

Listamos as principais medidas preventivas contra roubos e furtos de veículos. Confira a seguir:

1) Escolha com bom senso o local para estacionar 

Não é preciso dizer que deixar o carro em um estacionamento fechado é sempre a melhor opção para evitar os furtos e roubos. Mas, quando isso não for possível e for preciso parar o carro na rua, evite lugares com pouco movimento e de fraca iluminação. “Estacionar em ruas iluminadas, em frente a prédios com vigias e perto câmeras de segurança pode inibir a ação do ladrão”, orienta o diretor executivo da FenSeg, Neival Freitas. 

Ao estacionar o carro durante o dia, sempre considere como o local pode ser durante a noite. As ruas de comércio, por exemplo, podem ser extremamente movimentadas de dia e com pouco ou nenhum movimento fora do horário comercial. 

2) Não deixe nada visível dentro do carro 

Qualquer objeto pode ser confundido com um item de valor, até mesmo uma sacola vazia, atraindo a atenção do ladrão. Suportes de GPS, adaptadores de iPods, carregadores e afins também não devem ficar à vista. Esses acessórios podem ser vistos como evidências de que o carro tem objetos de valor. 

Ao fazer compras, crie o hábito de colocar-las no porta-malas assim que você entrar no carro, em vez de deixar para a próxima parada. “Colocar algo no porta-malas depois de estacionar o carro pode atrair a atenção de um criminoso. Ele vai saber que há alguma coisa de valor dentro do carro”, afirma Freitas. 

3) Não cole adesivos que exponham informações pessoais 

“Um adesivo que mostra que o proprietário estuda na faculdade mais cara da cidade pode atrair o ladrão. E um adesivo de um time, por exemplo, pode levar algum torcedor fanático a depredar o carro”, afirma Neival Freitas. 

Colar um adesivo feminino também pode indicar que o carro pertence a uma mulher. Se o objetivo for um assalto, isso pode incentivar o criminoso a mirar exatamente esse veículo, já que ele pertence a uma vítima mais vulnerável. 

4) Não deixe documentos no carro 

Boletos bancários, cartões e correspondências podem ser usados pelos ladrões para acessar sua conta ou planejar um roubo à sua casa. A carteira de motorista e o registro do carro também não devem ficar no interior do veículo, pois se o carro for levado junto com os documentos, os criminosos terão uma facilidade maior para vender e usar seu veículo. 

5) Certifique-se de que o carro foi trancado 

É dispensável dizer que deixar o carro aberto é a maior brecha que se dá aos criminosos, mas esse continua sendo um dos principais erros cometidos pelos motoristas. Mesmo em uma parada rápida, em um posto, padaria ou uma banca, é muito importante trancar o carro e fechar os vidros. Dois minutos são o suficiente para que o criminoso faça a festa. Alguns deles ficam de plantão nesses lugares, apenas esperando que os motoristas cometam alguma gafe. 

6) Utilize dispositivos de segurança visíveis 

Utilizar itens como correntes de direção, chaves interruptoras e trancas de direção pode desencorajar a ação do ladrão. E quanto mais visíveis melhor. Eles podem não evitar que um criminoso mais experiente aja, sobretudo se for exatamente o seu carro que está na mira. Mas eles podem ser muito eficientes diante de ladrões casuais e mais oportunistas. 

7) Utilize equipamentos modernos de segurança 

Bloqueadores, rastreadores e localizadores são os equipamentos de segurança mais eficazes contra furtos e roubos. O bloqueador, em uma tentativa de furto, bloqueia a ignição ou a bomba de combustível e informa por meio de um alarme o telefone da empresa de monitoramento, para que cheguem na central informações sobre o furto. 

O localizador informa onde o carro está localizado a partir do momento que o motorista percebe que ele foi roubado e aciona a central de monitoramento da empresa que vendeu o produto. 

E o rastreador, o mais avançado entre os três, informa ao motorista onde o carro roubado está, igual o localizador, mas tem a vantagem de permitir a consulta da localização sem a necessidade de ativar a central de atendimento. 

8) Evite dizer a manobristas e flanelinhas quanto tempo você irá demorar até retornar 

Normalmente depois de estacionar o carro, os flanelinhas e manobristas perguntam o tempo que o motorista vai demorar para o voltar ao carro. “O ideal é sempre falar: ‘Só vou entregar alguma coisa e já volto’. Se ele tiver como objetivo furtar o carro, isso pode faze-lo desistir ao saber que não terá tempo para agir com tranquilidade”, diz o diretor executivo da FenSeg. 

9) Cuidado com os "falsos mecânicos" 

O golpe do “falso mecânico” pode acontecer de duas maneiras. A primeira ocorre quando o ladrão faz alguma “gambiarra” no carro para que o dono tenha problemas ao tentar dar a partida. Pouco tempo depois, ele "cai do céu", apresenta-se como um mecânico e aproveita a situação para roubar o veículo, objetos, dinheiro, etc. 

Na segunda maneira, o ladrão se aproxima do motorista para informá-lo sobre um suposto defeito e diz que pode ajudá-lo a consertar. Ao encostar o veículo, o criminoso conclui sua ação. 

Se o carro enguiçar na partida, tranque-o, coloque o triângulo e procure assistência especializada. E caso alguém sinalize um defeito quando o veículo estiver em movimento, deixe para estacionar em um posto de gasolina, ou em uma base da polícia. Em hipótese alguma aceite ofertas de assistências que você não pediu. 

10) Evite deixar a chave com lavadores e vigias de estacionamento 

Nem sempre é possível, mas procure evitar ao máximo entregar suas chaves para manobristas e lavadores. Eles podem fazer cópias rapidamente sem que o proprietário perceba.

11) Não namore dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos 

Essa dica pode ser óbvia, mas ainda hoje parece não ser seguida muito risca. A orientação está entre as principais sugestões de prevenção a roubos de veículos da Polícia Militar de São Paulo. 

12) Se for transitar por locais desconhecidos, planeje seu caminho

Caminhos desconhecidos podem levar o motorista a entrar em locais perigosos, reduzir a velocidade e ficar menos atento a uma eventual investida dos ladrões. Antes de ir até um lugar que você nunca foi antes, pesquise qual trajeto será feito, mesmo se estiver sendo guiado por um GPS. 

13) Em semáforos mantenha a distancia do carro da frente 

Mantenha sempre uma distância segura entre o seu veículo e o carro da frente quando o semáforo fechar. Você terá mais visibilidade e espaço caso seja necessário arrancar o carro repentinamente. 
Sempre que possível, só reduza a velocidade ao se aproximar do semáforo, sem parar o carro por completo e mantenha a primeira marcha engatada. Se um ladrão se aproximar, você conseguirá avançar com mais facilidade. 

14) Antes de entrar na sua garagem, fique atento ao seu redor 

Ao chegar em casa, antes de entrar na garagem, preste atenção na rua, nas calçadas e nas esquinas. Muitos sequestros acontecem exatamente quando o motorista está chegando em casa. Se você notar alguma pessoa com comportamento suspeito, dê mais uma volta e informe a polícia.

_________________________________________________________________




Todos somos pedestres


Quem nunca teve a impressão de que as pessoas se tornam mais agressivas quando estão ao volante? Aceleram demais, furam o sinal vermelho, buzinam sem necessidade… E como já era de esperar, quem mais sofre com isso são os pedestres. Para ter uma ideia do perigo, pesquisas apontam que mais de 70% dos motoristas mantêm a velocidade ou aceleram quando se aproximam de uma pessoa atravessando a rua.
Além desse abuso, há também a imprudência de alguns pedestres. Muitos ainda se arriscam, e atravessam fora da faixa ou desrespeitam os semáforos a eles destinados.  Na cidade de São Paulo, por exemplo, mais de 46% das mortes em decorrência de acidentes de trânsito foram causadas por atropelamentos, no ano de 2010.
Com isso, não há dúvidas: caminhar é o melhor meio – e mais sustentável – de burlar o tráfego caótico das grandes cidades. Para tornar essa prática viável e segura, nós reunimos dicas para pedestres e motoristas colocarem em prática. Confira, execute-as e ajude a tornar o trânsito um ambiente mais civilizado.

PEDESTRES

- Ao atravessar, segure as crianças pelo pulso.
- Sempre utilize a faixa de segurança.
- Olhe para os dois lados da rua – inclusive em vias de mão única.
- Em ruas sem semáforo, estenda o braço para sinalizar a intenção de travessia.
- Aguarde o sinal exclusivo para pedestres ficar verde, só depois atravesse.
- Em cruzamentos, nunca atravesse na diagonal.
- Nas calçadas, atenção ao passar por garagens ou estacionamentos.
- Ao descer do ônibus, não atravesse na frente dele.
- Verifique se não há nenhum obstáculo que impeça motoristas e motociclistas de vê-la.
- À noite, atravesse apenas em locais bem iluminados.
- Ao caminhar, não exagere no volume do seu MP3.

MOTORISTAS

- Evite se virar para conversar com passageiros.
- Sinalize com antecedência as conversões que for fazer.
- Use os espelhos retrovisores constantemente.
- Ao passar por um ônibus parado, reduza a velocidade e observe se não há pedestres tentando atravessar a rua.
- Nas conversões, dê prioridade aos pedestres.
- NUNCA pare o veículo sobre a faixa de pedestres.
- Antes de avançar o sinal verde, aguarde os pedestres concluírem a travessia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário