COMPRA E VENDA

Como vender um veículo financiado?


Hoje em dia está muito fácil comprar um automóvel novo! O processo burocrático está mais simples e as ofertas de financiamento estão muito atrativas. A facilidade é tão grande que hoje muitas pessoas saem de carro zero da concessionária sem desembolsar nenhum centavo no momento da compra. Mas comprar um automóvel com o número de parcelas muito grande nem sempre é uma boa jogada. Às vezes, a falta de planejamento financeiro pode transformar o sonho do carro novo em pesadelo. Em determinado momento da dívida, o comprador se vê sem condições de continuar com ela. Outra situação comum é o proprietário decidir trocar o modelo do automóvel por outro mais novo, com um bom número de parcelas ainda pela frente. Em ambos os casos, é sempre bom ter em mente que você não é prisioneiro dessa dívida. Saiba como agir!

1) Quite a dívida

A melhor opção é vender o carro a um terceiro, baseando-se no preço de tabela. Recebido o dinheiro, o proprietário deve entrar com um pedido de desacordo junto ao banco financiador. A instituição financeira calcula o valor das parcelas remanescentes, efetuando o desconto dos juros. Por isso, é importante manter sempre uma cópia do contrato assinado, onde está especificada a taxa de juros e outras tarifas que incidem sobre as parcelas mensais.

2) Transfira a dívida

Nesse caso, a negociação deve ser feita direto na instituição financeira que concedeu o crédito para a compra do automóvel. O novo proprietário deve apresentar documentos que comprovem sua renda para que o procedimento seja aprovado. Verifique também se a instituição não cobra nenhum tipo de taxa para efetuar a transferência. Caso isso aconteça, deverá estar especificado no contrato. Outro detalhe: nunca faça a transferência de dívida “informalmente”. Deixar uma dívida no seu nome para outro pagar pode ser motivo de muita dor de cabeça no futuro.

3) Devolva o automóvel

Por problemas financeiros, a falta de pagamento das parcelas obriga muitas pessoas a devolver o carro à instituição financeira. Caso isso aconteça, o veículo é leiloado e o valor obtido é usado para pagar a dívida. Feito isso, o restante do dinheiro é encaminhado ao antigo proprietário do carro.

4) Vai comprar alienado?

Antes de fechar negócio, sempre confira se todas as parcelas do automóvel estão mesmo em dia. Caso contrário, você deverá arcar com os juros acumulados e as parcelas em atraso.
 _______________________________________________________________________


Conheça modelos e saiba escolher o primeiro carro




Comprar um carro é uma grande liberdade, mas além de ser sinônimo de ótimos momentos, é também de muita responsabilidade. Antes de tudo, é preciso decidir qual veículo se encaixa melhor em suas necessidades, e para te ajudar a conhecer melhor as opções disponíveis no mercado, listamos os modelos mais comuns e qual o carro ideal para te acompanhar.

Carros populares
Com os preços mais acessíveis, são ótimos para quem não tem muito dinheiro disponível para investir. Mas, não bastam os valores baixos da hora da compra para garantir economia, é necessário ficar atenta ao valor da manutenção, que é o que vai pesar mais depois que o carro já estiver comprado. Aqui no Brasil, gastamos por ano 40% do valor do carro com manutenção e despesas.

Picapes
Possuí como característica um compartimento de cargas independente da cabine da motorista, sendo perfeita para as pessoas que curtem praticar esportes, já que permitem carregar equipamentos maiores na traseira.

Sedans
São divididos em parte dianteira (onde fica o motor), do meio (pedaço onde ficam os bancos) e traseira (bagageiro). Por ter um compartimento separado para carregar peso, é mais indicado para as meninas que adoram fazer compras.

Station wagon
Tem o bagageiro incorporado à parte central do carro e sua porta envolvendo o vidro traseiro, são normalmente chamados de “carros-família” por serem perfeitos para transportar passageiros. Mães com família grande podem otimizar tempo e espaço se optarem por esse modelo.

SUV
Um veículo espaçoso e com altura elevada, ele permite uma visão completa do trânsito. Para quem viaja muito e pega bastante estrada pode optar por esse modelo de carro alto, pois permite um percurso mais seguro devido à possibilidade de enxergar melhor o caminho e desviar mais facilmente de obstáculos.

_______________________________________________________________________

Venda seu carro sem dor de cabeça


Entender como os compradores trabalham e conhecer os antecedentes do seu automóvel é o primeiro passo para uma venda de sucesso. É necessário muita disposição para negociar, afinal, os preços oferecidos por um mesmo carro podem variar bastante. 

A seguir, confira como atuam esses diferentes profissionais e veja outras dicas valiosas que podem fazer você sair no lucro!


Lojas multimarcas

A maioria desses estabelecimentos trabalha com venda por consignação. O sistema é considerado uma facilidade, pois basta combinar uma comissão e deixar o automóvel na loja, não tendo custos com anúncios e nem se perdendo tempo mostrando o carro para um particular. Mas, é preciso paciência na hora de negociar o valor final do veículo. E prepare-se para a avaliação do carro, que será extremamente detalhada. É nesse momento que eles identificam se o mesmo já foi batido, roubado e até se já foi um táxi.

Grandes concessionárias

É considerada uma das maneiras mais seguras de revender um automóvel, pois normalmente envolve o nome de uma grande marca. O preço oferecido também pode variar bastante e é preciso prestar atenção no momento da avaliação. Como a maioria dos vendedores já conhece a dinâmica de vendas da concessionária, o tratamento pode ser mais displicente caso o seu carro não seja o mais visado no momento. O vendedor poderá dizer que a cor é difícil ou que o final da placa não ajuda. Se isso acontecer com você, visite outros estabelecimentos e insista no valor que você considera justo.

Particular

Antes de fixar o valor que você deseja, visite algumas lojas e baseie-se na média dos valores ofertados. Não há dúvidas de que a melhor maneira de alcançar um bom preço é vender seu automóvel a um particular (já que não há custos com comissão etc.). Anunciar em jornais, revistas ou ir a feiras de automóveis são ótimas opções para quem quer evitar intermediários na negociação – só não se esqueça de que todas essas opções podem gerar algum tipo de custo.

Para fechar um bom negócio

- Conheça todos os detalhes da história do seu carro, principalmente se você não foi a única dona.
- Nunca minta sobre possíveis defeitos e batidas.
- A maioria das lojas paga bem por carros que preencham o seu estoque. Por isso, um modelo que foi mal cotado hoje pode receber um preço melhor na próxima semana.
- Busque indicação com amigos e referência sobre as lojas na internet.
- Faça um documento estabelecendo a quilometragem, o estado da carroceria e do interior do veículo. Se possível, registre o documento em cartório.
- Ar-condicionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário