segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

9 mitos sobre carros que você deve ignorar



Parafraseando Mark Twain, não é o que você não sabe que voltou para mordê-lo; é o que você certamente sabe que não é verdade. No que se refere a manter o seu carro, há uma abundância de equívocos. E mesmo a melhor das intenções pode leva-lo a gastar mais dinheiro que o necessário, ou ainda comprometer a sua segurança. A seguir, estão alguns mitos comuns que causam mais mal que bem:

1º Mito: o óleo do motor deve ser trocado a cada 3.000 milhas (aproximadamente 4.800 km).
Realidade: apesar das alegações frequentes dos fabricantes de óleo e dos postos de troca rápida, isto, usualmente, não é necessário. Obedeça aos intervalos de manutenção recomendados no manual do seu carro. Em condições normais de direção, a maioria dos veículos é projetada para rodar 7.500 milhas (aproximadamente 12.000 km) ou mais entre as trocas de óleo. Trocar o óleo com maior frequência não causa dano ao motor, mas isto pode lhe custar muito dinheiro. Os fabricantes de automóveis recomendam trocar o óleo a cada 3.000 milhas no caso de condições adversas de direção, tais como constantes paradas e saídas (congestionamentos), reboque frequente de habitação sobre rodas (caravana), terreno montanhoso, ou estradas poeirentas (de terra).

2º Mito: encha os pneus com a pressão indicada na parte lateral deles.
Realidade: os dados que estão na parte lateral dos pneus referem-se às pressões máximas que eles suportam com segurança e não à pressão recomendada pelo fabricante, que é a que fornece o melhor equilíbrio entre frear, mover o volante de direção, consumir menos combustível e conforto. Este número frequentemente está no adesivo geralmente colocado na lateral da porta, dentro do porta-luvas, ou no lado interno da tampa do tanque de combustível. Verifique a pressão dos pneus uma vez por mês, quando eles estiverem frios e após o carro ficar estacionado por algumas horas.

3º Mito: se o fluído do freio estiver abaixo do nível, completa-lo resolverá o problema.
Realidade: à medida que as pastilhas de freio se desgastarem, o nível do fluído do reservatório cairá um pouco. Isto o ajudará a monitorar o desgaste das pastilhas. Mas, se o fluído ficar nivelado ou abaixo da marca “Baixo” do reservatório, ou as suas pastilhas de freio estão gastas, ou há um vazamento do fluído. De qualquer modo, faça uma manutenção imediata do sistema de freios. Você deve também fazer uma inspeção rotineira dos freios quando fizer um rodízio dos pneus, a cada 6 ou 7.000 milhas (aproximadamente 9,5 a 11.000 km).

4º Mito: se o combustível comum for bom, o aditivado deve ser melhor.
Realidade: a maioria dos veículos roda muito bem com o combustível normal (87 octanas). Usar o combustível aditivado nesses carros não causa dano, mas isto não irá melhorar o seu desempenho. Uma maior octanagem simplesmente significa que o combustível é menos propenso a provocar problemas de pré-ignição e que, portanto, ele é frequentemente indicado para motores de corrida, ou que tenham alta compressão. Logo, se o seu carro deve consumir o combustível de 87 octanas, não desperdice dinheiro no aditivado.

5º Mito: faça a troca do fluído do radiador a cada troca de óleo.
Realidade: o fluído do radiador não precisa ser substituído muito frequentemente. A maioria dos manuais do proprietário recomenda mudar o fluído do radiador a cada 60.000 milhas (aproximadamente 100.000 km). É claro que, se o fluído do radiador ficar cronicamente baixo, você deve verificar se há vazamentos e providenciar o conserto o mais rapidamente possível.

6º Mito: depois de pegar no tranco, o seu carro logo recarregará a bateria.
Realidade: podem ser necessárias horas de direção para restaurar a carga total da bateria, especialmente no inverno. Isto ocorre por causa dos acessórios, tais como assentos aquecidos, que usam tanta eletricidade que, em alguns carros, o alternador tem pouca carga de sobra para recarregar uma bateria já deteriorada. Um teste de carga num eletricista pode determinar se a bateria pode ainda manter a carga. Se a resposta for sim, algumas horas no carregador podem ser necessárias para recuperar a carga total.

7º Mito: deixe o seu motor aquecer por vários minutos antes de sair guiando.
Realidade: isto poder ser um bom conselho para os carros antigos, mas, hoje, isto não é bem assim. Os motores modernos aquecem-se mais rapidamente quando eles estão em movimento. E quanto mais rapidamente eles se aquecerem, mais rapidamente eles atingirão a eficiência máxima e fornecerão o melhor desempenho e o menor consumo de combustível. Mas, não acelere muito o motor nos primeiros quilômetros, enquanto ele estiver se aquecendo.

8º Mito: um revendedor precisa fazer revisões normais para manter válida a garantia da fábrica.
Realidade: se os itens de manutenção especificados no manual do proprietário do veículo forem revisados no devido prazo, o serviço de manutenção pode ser feito em qualquer oficina. Se você for um conhecedor do assunto (mecânico) você mesmo pode fazer as revisões. Apenas mantenha registros detalhados e os recibos para apoia-lo em caso de um questionamento sobre a garantia num futuro conserto.
Nota do tradutor: isto funciona nos Estados Unidos e, talvez, em alguns países da Europa, mas não no Brasil. Aqui em nosso país, as primeiras revisões precisam ser feitas por um revendedor autorizado, embora, nem sempre, onde você comprou o veículo.

9º Mito: detergentes para lavar pratos e roupa servem para lavar carros.
Realidade: os detergentes para lavar pratos ou roupas podem remover a cera que reveste a pintura dos carros. Portanto, use um detergente específico para carros, que é formulado para limpar, sem retirar a cera.

Fonte: Autos MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário