terça-feira, 24 de junho de 2014

Dicas para manter a pintura original e o brilho no seu carro

Cada vez mais, as indústrias de tintas automotivas investem em tecnologia para que elas resistam por mais tempo às diferentes situações a que o carro é submetido. A qualidade da pintura original pode ser mantida por três anos ou mais, dependendo das condições de uso. Lavar o carro com produtos adequados, evitar o acúmulo de sujeira, especialmente as de difícil remoção, e mantê-lo em área coberta são os principais cuidados que ajudam a preservar a superfície.

Embora não seja uma necessidade nos carros mais novos, encerá-los faz bem — inclusive os 0 km. Protege a pintura da chuva, da poeira, dos raios UVA e UVB. Dê preferência às ceras sem abrasividade, sempre após a lavagem, para que as micropartículas de poeira não arranhem a superfície.

Além disso, a cera forma uma película, que pode durar até 15 dias ou até a próxima lavagem, ajudando a proteger o verniz contra agentes externos, como a chuva ácida, o derramamento de combustível e outros resíduos. A grande vantagem do enceramento também é impedir o acúmulo de água na superfície, permitindo que ela escorra. Se as marcas de água ficam, é hora de encerar.



Banho perfeito

A hora de lavar o carro está diretamente ligada às condições do veículo.O importante é evitar que a sujeira se acumule ou se torne de difícil remoção. Com produtos de pH neutro, lavar o carro toda semana não desgasta a pintura. O que danifica a superfície são os produtos ácidos e alcalinos, sabão em pó, querosene e outros à base de solventes que removem o verniz e ainda contaminam o meio ambiente.

No lava-rápido, o serviço manual, feito com panos macios, é o mais indicado. O uso de escovas está em desuso, mas se não for possível evitá-lo, observe a textura e a limpeza delas para evitar riscos.

Cada vez mais divulgada, a lavagem a seco também é uma opção, especialmente para os carros que rodam muito na cidade. Na composição dos vários itens de limpeza entram ceras e silicones especiais para a remoção da sujeira e que ainda protegem a pintura. Deve ser realizada com produtos adequados e por empresas especializadas ou, se feita em casa, o consumidor precisa conhecer as técnicas.

Em carros com excesso de piche, barro, areia ou fuligem, lembra Oliveira, a lavagem a seco pode não ser um bom negócio. Além de ser um procedimento demorado, ainda pode causar arranhões à superfície da carroceria.

Dá para melhorar

Além do enceramento, que revitaliza a pintura preenchendo irregularidades na superfície, também é possível renovar a aparência do veículo com outras técnicas, como o polimento e a cristalização (também conhecida como revitalização ou espelhamento).

Cada polimento ou cristalização há a diminuição da espessura da camada de tinta original. Portanto, ambos só devem ser feitos em casos extremos e, se nenhum deles resolver, somente a repintura garante o brilho original. Para veículos ou partes repintadas, os cuidados são os mesmos.

O envelopamento, se realizado com adesivos apropriados e por empresas especializadas, também não costuma causar danos à pintura. Porém, se ficar com bolhas de ar, o vapor condensado pode provocar manchas durante a remoção e, dependendo do tempo de permanência, ocasionar diferenças de cor e brilho entre a parte coberta e a exposta.

Na hora de inspeção de qualidade nada supera o olhar exigente dos funcionários treinados para essa tarefa.



Manchou? Tem jeito!

Para limpar gordura ou piche, o mercado já conta com desengraxantes e removedores com agentes específicos. Marcas de cimento, provenientes de goteiras em garagens subterrâneas, por exemplo, podem ser retiradas com limão cortado ou vinagre (o ácido reage com esses resíduos formando um sal), seguida de enxágue imediato. Mas, atenção: faça esse procedimento sempre à sombra, para não manchar a pele e a pintura.

Brilhante por mais tempo

  1. Lave o carro sempre que rodar sob chuva e em estradas de terra para eliminar a poeira e o barro, inclusive por baixo. O mesmo vale para a areia da praia: a maresia não só danifica a pintura, mas provoca ferrugem.
  2. Siga as recomendações das fabricantes dos produtos quanto à aplicação e quantidades.
  3. Lave, encere e seque o carro à sombra, sempre com o carro frio: sol e calor combinados a produtos químicos podem queimar a pintura.
  4. Use produtos específicos no reservatório do limpador e para a limpeza do pára-brisa.
  5. Procure estacionar em local coberto. O aquecimento provocado pelo sol aumenta a retenção da sujeira e prejudica a pintura, especialmente as mais escuras e as de cores sólidas. Embora as metálicas e as perolizadas contenham elementos que refletem mais a luz solar, os cuidados são idênticos.
  6. Seu carro vive na rua? Então, uma vez por ano, invista em um polimento ou cristalização e procure encerar uma vez por mês ou, no máximo, a cada 90 dias e, claro, sempre que perceber marcas de bolinhas deixadas pela água.
  7. Estacionar embaixo de árvores diminui a ação dos raios solares, porém folhas, frutos e seiva de algumas delas, assim como as fezes de pássaros, extremamente corrosivas, podem aderir à superfície e manchar. Portanto, lave o quanto antes e, se possível, antes de secarem. 
Fonte: Revista Carro

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