sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Saiba mais sobre os equipamentos de segurança do carro



O Código de Trânsito Brasileiro especifica quais são os equipamentos de segurança de uso obrigatório para cada tipo de veículo.

Você sabia que, se não tiver estepe, extintor de incêndio e triângulo de sinalização em plenas condições de uso no carro, você pode ser multado?

Equipamentos como o macaco e a chave de roda são de apoio, mas não são obrigatórios. Todos eles, entretanto, são de extrema utilidade e nunca podem faltar em um veículo. Cuide para que estejam sempre à mão, pois nunca se sabe quando vão ser necessários.

Saiba como deixar seus equipamentos sempre em plenas condições de uso:

- Estepe: Deve estar sempre calibrado e balanceado. Se for necessário usá-lo e ele estiver murcho, prefira colocá-lo na parte traseira, instalando o pneu bem calibrado na frente.


- Extintor: Em caso de incêndio, retire o lacre de inviolabilidade, levante a alavanca e aperte o gatilho na direção do fogo. Use um extintor com carga de pó ABC (tipo de uso obrigatório que apaga as três classes de fogo) e fique atento ao prazo de validade, pois trafegar com extintor de incêndio vencido é infração grave que gera perda de cinco pontos na carteira e multa.

- Triângulo: Indica que um carro parado está com problemas. Deve ser colocado a uma distância de, no mínimo, 50 metros do veículo.

- Macaco: Quando precisar usá-lo, verifique com atenção redobrada as instruções de uso no manual do proprietário, pois o macaco mal colocado pode causar acidentes.


- Chave de roda: A melhor é a do tipo cruzeta, que permite o uso dos pés para ajudar a soltar os parafusos da roda.

Outros itens que podem ser úteis em emergências ou ocasiões imprevistas são luvas de tecido, panos para limpar as mãos e forrar o chão (no caso de uma troca de pneu) ou os bancos e o porta-malas (quando for transportar algum objeto sujo ou molhado).

Prestando atenção a esses itens você vai trafegar com segurança e nunca vai ficar na mão!

Fonte: Sinoscar

Nenhum comentário:

Postar um comentário