quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Saiba qual o momento certo de trocar as velas de ignição


Você sabe o que são e para que servem as velas do carro? As velas de ignição são as responsáveis pela queima do combustível que está dentro das câmaras de combustão. Sua faísca elétrica dá início à explosão que provoca a queima da mistura de ar e combustível e movimenta o motor.

As velas têm uma vida útil: no manual do proprietário, é indicada a quilometragem ideal para a troca, que em média é de 20 mil km. É necessário, portanto, consultar o manual do veículo para saber qual a hora certa de substituir as velas.

Elas também podem estragar antes do prazo normal de troca caso haja algum problema no sistema de ignição ou injeção do carro. Se isso ocorrer, é fundamental renovar todo o conjunto. Por isso, na hora de trocar as velas, é recomendado checar se os outros componentes do sistema de ignição estão em perfeitas condições.

Sintomas de que você precisa trocar as velas do seu carro

Panes no funcionamento das velas afetam o consumo de combustível. Basta que uma das quatro velas esteja com problemas para que o consumo aumente. Por isso, uma dica é comparar a quilometragem feita por litro de combustível no momento com a que o carro costumava fazer. A piora no desempenho pode indicar necessidade de substituição das velas.

Se as velas estiverem danificadas, o motorista também pode perceber demora ou falha na ignição, falhas no funcionamento do motor, dificuldade para dar o arranque e excesso de fumaça saindo pelo escapamento. Por isso, o ideal é não esperar os sinais aparecerem e fazer a troca periodicamente conforme a recomendação do manual do veículo.

Fonte: Sinoscar

Nenhum comentário:

Postar um comentário